Apareció un Picasso

Lindo, ¿no?

Habrá qué ver ahora a cuánto ($) lo ponen a la venta… ahora que el arte está cada vez más integrado al mercado y a las «burbujas» especulativas, con precios asombrosamente astronómicos (vean acá, acá y acá, por ejemplo).

Así relata la Folha de S.Paulo hoy el descubrimiento:

Uma tela de Picasso foi redescoberta no Evansville Museum, em Indiana, nos Estados Unidos, meio século após ser confundida com uma obra de Gemmaux, um artista que nem mesmo existe.

Segundo o jornal britânico «The Guardian», uma pesquisa revelou que a confusão aconteceu por conta de um erro de catalogação.

Picasso, inclusive, registrou sua assinatura no canto superior direito da tela, intitulada «Mulher Sentada com Chapéu Vermelho».

Segundo o jornal, a obra foi dada de presente ao museu em 1963 pelo designer industrial Raymond Loewy.

A palavra «gemmaux» refere-se, na verdade, não ao nome de um artista, mas ao plural de «gemmail», uma mistura líquida usada para unir pedaços de vidro, que, quando iluminados por trás, mostra suas verdadeiras cores.

Picasso pode ter sido apresentado à técnica por seu amigo Jean Cocteau, no início da década de 1950. Acredita-se que ele produziu cerca de 50 gemmaux durante dois anos enquanto estudava na França.

Por desconhecer o tal «Gemmaux», o museu acabou escondendo a peça em seu depósito. E ela só saiu de lá quando a casa de leilão Guernsey´s entrou em contato com o museu em busca de algum trabalho gemmaux de Picasso.

«Brilha como uma joia», disse ao «Guardian» John Streetman, diretor executivo do Evansville Museum.

Nesta semana, os proprietários do museu anunciaram que pretendem leiloar a obra em Nova York. O preço estimado de venda ainda não foi revelado.



Deja un comentario